Compartilhe esse Post
na suas redes sociais

O crescimento do pagamento digital no setor B2B

Cada vez mais os brasileiros estão optando pela facilidade nas transações financeiras em seu dia a dia. Como reflexo, há um crescimento do pagamento digital no setor B2B. Uma oportunidade para quem atua com recuperação de crédito ampliar a receita, ofertando mais opções e flexibilidade para a negociação ser mais efetiva.

Nós já falamos aqui sobre os benefícios do pagamento digital para o mercado corporativo, que trouxe mais agilidade e contribuiu com a digitalização do setor.

O uso de cartões para transações tem se tornado um hábito muito comum na rotina de milhares de pessoas. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), somente em 2023, foram R$ 3,74 trilhões transacionados e 42,2 bilhões de operações feitas com cartões. Os dados apontam um crescimento de 10,1% e 13,1% em relação ao ano anterior, respectivamente.

A grande facilidade de aceitação dos meios de pagamentos nos serviços, varejos e comércio online, aliada à evolução da tecnologia em carteiras digitais e pagamentos instantâneos por aproximação, incentivam o uso e tornam as transações ainda mais fáceis e ágeis.

Exemplo disso é a aderência no uso do PIX para pagar contas e transferir dinheiro para pessoas físicas e jurídicas. Lançado em 2020 pelo Banco Central do Brasil, o método oferece a transferência instantânea de dinheiro, sem cobrança de taxas. A adesão dos usuários foi tão representativa, que em setembro de 2023, bateu o recorde de 152,7 milhões de transações. No ano inteiro, foram movimentados R$ 17,18 trilhões.

 

Principais formas de pagamento no setor B2B

O cheque e o boleto bancário foram por anos as formas de pagamento mais tradicionais no setor B2B. E é claro que ainda são aceitos e utilizados por muitas organizações, seja pela preferência do cliente ou por exigências administrativas das instituições.

No entanto, eles ainda esbarram em um fator de tempo: ambos possuem morosidade no processo. Isso porque os dois métodos necessitam de um período de horas ou dias para realizar compensação bancária para o dinheiro entrar na conta do recebedor.

Além disso, em busca de mais agilidade e rentabilidade, muitas empresas estão implementando novas opções de pagamento digitais, que permitem transações muito mais rápidas e seguras.

Inovações nas formas de pagamento: cartão de crédito e pix

Confira a seguir as duas principais inovações nas formas de pagamento digital no setor B2B, que oferecem benefícios e avanços para muitas empresas!

Pix

As estatísticas do Banco Central do Brasil mostram que até abril de 2024, haviam 35 588 931 chaves Pix registradas, sendo 4 924 672 de CNPJ, reforçando a evolução deste meio de pagamento no setor B2B.

Esse método de pagamento digital proporciona mais velocidade no recebimento de transferências, contribuindo de forma muito significativa para o fluxo de caixa das empresas.

Cartão de Crédito 

Além de oferecer mais praticidade, o cartão de crédito garante mais flexibilidade às empresas devedoras, permitindo que elas escolham o momento mais adequado para quitar o débito. 

Com ele, é possível fazer pagamento à vista, onde o valor é debitado do limite de crédito do cliente, para a próxima data de fechamento da fatura. E o pagamento parcelado permite dividir o valor em parcelas, debitadas mensalmente do limite de crédito.

Ao mesmo tempo em que facilita para o devedor, o credor conta com mais segurança e garantia do ativo.

Vantagens dos pagamentos digitais na recuperação de crédito

Adotar meios de pagamentos digitais pode reduzir significativamente os custos operacionais associados à recuperação de crédito, eliminando a necessidade de processos morosos e burocráticos.

Ademais, ao usar uma abordagem orientada para o digital, as empresas podem melhorar sua eficiência operacional, reduzir os riscos e alcançar melhores resultados na gestão de suas finanças corporativas.

Para o credor, há também muitas vantagens, como a opção de escolher a forma de pagamento mais adequada para o seu cenário e claro, a disponibilidade.

Ou seja, acompanhar os movimentos do mercado e a evolução da tecnologia pode facilitar na recuperação de crédito nas empresas B2B e reduzir a taxa de inadimplência, melhorando também o relacionamento entre as partes.

 

Recuperação de crédito com tecnologia

A ABE une tradição e inovação na recuperação de crédito B2B. Para implementar mais agilidade e eficácia às operações, utiliza tecnologia que permite mais eficiência e rapidez de ponta a ponta. 

Nossos clientes podem acompanhar todas as ações por meio de dashboards atualizados em tempo real, disponíveis na Área do Cliente. Além de atuarmos de forma presencial em todo o Brasil, também trabalhamos com negociações digitais, facilitando o pagamento por meio da plataforma Acordo Seguro.  Acesse nosso site e saiba mais!

Deixe Seu Comentário