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Os benefícios dos pagamentos digitais para empresas B2B

As Empresas normalmente enxergam a experiência de pagamento como um ponto a mais de contato com o Cliente.

Mas, os pagamentos digitais e a tecnologia chegaram para provar que estão trazendo uma tonelada de oportunidades para as Empresas crescerem com mais rapidez e eficiência.

Os pagamentos passaram por uma revolução digital tão grande, que atualmente as pessoas mal colocam os pés em um banco, e grande parte das transferências de dinheiro podem ser feitas por meio de aplicativos e plataformas online. 

Mas o mesmo não pode ser dito para muitos departamentos de contabilidade e finanças de negócios, onde a maioria das transações e processos ainda são feitas através de métodos tradicionais, onde o uso do papel ainda é alto.

Nos últimos meses, vivenciamos grandes desafios, principalmente no mercado B2B devido à pandemia. A mudança radical para ferramentas digitais e processos, obrigou Empresas do mundo inteiro a se reinventarem.

Principais impactos da transformação digital nos meios de pagamentos digitais para empresas B2B

Além de ser um processo infinitamente mais fácil, os métodos de pagamentos digitais para empresas B2B também são mais seguros e menos caros quando você leva em consideração o custo de emissão, envio pelo correio, depósito e manuseio manual de cheques em papel. 

O melhor de tudo é que, quando sua Empresa recebe pagamentos digitalmente, esse dinheiro vai direto para a conta da Empresa, com pouco ou nenhum atraso.

Os pagamentos em papel não são apenas caros, mas também levam muitos dias para ter finalmente o dinheiro disponível em conta corrente e quanto mais se espera, mas o fluxo de caixa é impactado.

Estes são alguns benefícios que sua Empresa passa a ter ao se adequar aos meios de pagamentos digitais

  • Redução do tempo de recebimento e de atrasos em transferências e compensações;
  • Estar menos suscetíveis a fraudes, já que trabalhar com cheques esse risco é atenuado;
  • A conciliação bancária é muito mais rápida e menos sujeita a erros;
  • Minimizar o risco de ter um cheque vinculado a uma conta com fundos suficientes;
  • Não há necessidade de gastar tempo indo até o banco fazer depósitos;
  • Se isso não bastasse, aceitar pagamentos digitais facilitou a rotina para as Empresas já que durante a pandemia muitos passaram a trabalhar de forma remota.
  • Os pagamentos digitais, especialmente feitos por meio de redes bancárias, transferem fundos eletronicamente da conta de seus Clientes diretamente para sua conta bancária comercial. 
  • Ao aceitar pagamentos digitais, você libera tempo, dinheiro e energia para expandir seus negócios. Seus Clientes podem fazer pagamentos de forma rápida e fácil, garantindo que seu fluxo de caixa permaneça consistente e fácil de prever.

Os pagamentos digitais para empresas B2B são sobre eficiência, não velocidade

O eterno conflito entre compradores e vendedores dentro das empresas sobre a velocidade de um pagamento, muitas vezes negligencia os demais benefícios que os pagamentos digitais podem trazer. 

Ao contrário dos métodos de pagamento tradicionais, os pagamentos digitais não dependem do horário de funcionamento de uma instituição ou banco específico. 

Isso significa que o comprador se beneficiaria em poder resolver seu pagamento a qualquer hora do dia, independentemente do horário de funcionamento.

Por meio de pagamentos digitais, os compradores têm acesso a uma infinidade de alternativas de pagamento que geralmente não estão disponíveis ao pagar pelos meios tradicionais. 

Aqui na ABE, por exemplo, disponibilizamos para todos os devedores soluções via cartão de crédito e PIX.

E com frequência vemos mais e mais bancos começando a fornecer soluções de pagamento digital B2B e adicionando interfaces habilitadas e APIs para deixar as transações ainda mais rápidas e seguras. 

O que as empresas B2B devem analisar antes de entrar no mundo digital

As empresas devem considerar o seguinte:

O meu negócio vende um produto, um serviço ou uma combinação dos dois?

Os clientes B2C estão acostumados a pagar pelos produtos adiantados, mas os compradores B2B podem relutar em pagar por serviços que têm um resultado atrasado. 

Esses compradores podem se sentir mais confortáveis ​​pagando um depósito adiantado pelos serviços. Através do digital, esses pagamentos podem ser acomodados por um sistema de pagamento flexível que permite ao cliente escolher suas condições de pagamento.

Minhas ferramentas digitais funcionarão para os clientes?

Haverá uma necessidade crescente de ferramentas que se integrem, incluindo programas de análise de dados e outros aplicativos e sistemas que fazem as coisas funcionarem juntas para resultar em uma experiência do cliente positiva e sem atrito.

Flexibilidade é a chave! Poder oferecer aos clientes uma combinação de opções de pagamento tradicionais, bem como alternativas de pagamentos digitais para empresas B2B não é apenas inteligente, é essencial. 

Descartar as formas tradicionais de pagamento ainda não é a realidade para muitas empresas, mas estas também não podem ignorar a existência e opções de pagamentos online.

À medida que o mundo se torna mais dependente de tecnologia e automação, as empresas B2B precisam se concentrar na transição para o digital a fim de tornar as transações online mais flexíveis, com menos atrito e custos mais baixos.

ABE – Tradição e eficiência na recuperação de créditos

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