Guia completo para recuperação de crédito B2B: estratégias eficientes e melhores práticas

23 de agosto de 2024
guia de recuperação de crédito B2B

A inadimplência corporativa é um desafio para inúmeras empresas que precisam manter as finanças em dia. Um levantamento do Serasa revelou que 6,4 milhões de empresas iniciaram 2024 inadimplentes. Para mudar essa realidade, apresentamos um guia completo para recuperação de crédito B2B. Com estratégias eficientes e melhores práticas, o objetivo é ajudar no processo de negociação.

A falta de pagamento em dia é prejudicial para todos. Ela afeta o caixa e o planejamento financeiro do credor e também do devedor.

Como resultado, surge a dificuldade de alavancar empresas, fazer novos investimentos e até manter a estrutura em funcionamento.

Diante deste cenário, o melhor caminho é montar um plano de ação de recuperação de crédito. Com um plano estruturado, é possível mapear tomadas de decisões assertivas para garantir o sucesso da operação.

Entenda a recuperação de crédito B2B

A recuperação de crédito B2B (Business to Business) é um processo especializado para a negociação de débitos entre empresas.

Diferente das dívidas de consumo, onde uma pessoa física deve a um CNPJ, no cenário empresarial, são duas entidades corporativas que estão envolvidas.

Esse tipo de recuperação requer uma abordagem mais cuidadosa, planejada e estratégica, dado o complexo relacionamento comercial e o montante financeiro envolvido.

Portanto, é uma atividade que exige uma comunicação eficaz, conhecimento jurídico e negociação diplomática.

O principal objetivo é garantir que a parte devedora honre seus compromissos financeiros, sem comprometer a relação comercial de longo prazo. Até porque as empresas desejam continuar se relacionando e fazendo negócios.

Como funciona o processo de recuperar créditos?

É importante ressaltar que cada organização possui um método próprio para negociar dívidas.

Mas, de forma geral, o processo de recuperação de crédito funciona por meio de etapas. A primeira delas é o levantamento de clientes que estão com pagamento em atraso e o valor devido.

A segunda etapa é o contato inicial com o inadimplente. A intenção é formalizar sobre o pagamento em atraso e solicitar o pagamento. Em muitos casos, nesta fase o devedor já pode efetuar o pagamento.

Caso contrário, é feita uma nova abordagem, para buscar a negociação do débito. É possível propor um acordo e reestruturar a dívida, oferecer alguma flexibilidade ou acordo.

Como última alternativa, a empresa pode buscar a resolução via judicial. Essa é sempre uma opção indesejada, pois envolve custos e pode levar tempo a ser solucionada.

No entanto, em casos extremos, pode ser a única forma de recuperar o valor devido, já que pode envolver ordem judicial obrigando o devedor a pagar ou até mesmo, exigir a penhora de bens.

Como você pode notar, é uma tarefa com alto nível de complexidade, que envolve muitos fatores.

Portanto, é muito importante que seja realizada por profissionais altamente capacitados, tanto do ponto de vista técnico, como do ponto de vista humano, para manter um bom relacionamento entre as partes.

Importância da recuperação de crédito para os negócios

Não é novidade que a rentabilidade de uma empresa depende de ganhar mais do que se gasta. Por isso, a recuperação de crédito é crucial para o equilíbrio da saúde de um negócio.

Ela assegura o fluxo de caixa, um dos pilares da gestão financeira. Afinal, empresas que não conseguem recuperar créditos em mãos de terceiros, enfrentam desafios para manter a liquidez.

Como consequência, pode acarretar uma série de malefícios para a estrutura, como cortes operacionais, dificuldade de expansão e incerteza econômica.

Além disso, companhias que investem na recuperação de crédito conseguem se desenvolver mais. Elas podem reinvestir os recursos recuperados em novos projetos, soluções e em inovação, adquirindo mais competitividade no mercado.

Leia também: 9 vantagens de contratar uma empresa de recuperação de crédito

Desafios na recuperação de crédito B2B

Mesmo com a adoção de estratégias eficazes, a recuperação de crédito B2B apresenta uma série de desafios. Eles podem dificultar a recuperação de valores devidos entre empresas e como consequência, gerar impacto negativo para todas.

Um dos principais é a resistência do inadimplente, que pode não corresponder às tentativas de contato e optar por não pagar a dívida.

Mas a especificidade do mercado B2B também torna essa atividade desafiadora.

Primeiramente porque as transações empresariais envolvem contratos complexos e grandes volumes financeiros. Analisar e compreender as condições de cada negociação e as condições de pagamento podem exigir muito tempo.

Ao lidar com empresas mais robustas, normalmente as negociações ocorrem entre departamentos financeiros e jurídicos. Embora possa ser um aspecto positivo, quando não há intenção de quitar o débito, as tratativas podem ser mais difíceis.

Manter a boa relação comercial também é um grande obstáculo no processo de recuperação de crédito.

Ainda que exista uma dívida, a empresa pode quitá-la e voltar a fazer novos negócios futuramente. Logo, o cuidado em toda a comunicação é primordial para evitar atrito ou exposição do inadimplente.

Por fim, a burocracia. Ela também se apresenta como uma dificuldade considerável para os negociadores.

Isso porque a atividade exige uma quantidade de documentação e processos burocráticos, da verificação de cadastro, levantamento de informações, cálculos e até ativações legais. Como resultado, pode atrasar a recuperação de crédito.

Melhores práticas para empresas recuperarem ativos

Se você já chegou até aqui, percebeu que recuperar crédito não é uma tarefa simples. E mais do que isso, não permite falhas.

Mas com um plano bem estruturado é possível alcançar sucesso e bons resultados. Basta adotar as melhores práticas, apresentadas a seguir:

  • Adoção de medidas preventivas, como lembretes de pagamento antes do vencimento ou benefícios para empresas que pagam antecipado;
  • Realizar análise de crédito, para entender o comportamento e capacidade de pagamento da organização;
  • Investimento em tecnologia para automação de processos;
  • Desenvolver metodologia e ferramentas para garantir eficiência na negociação;
  • Treinamento e desenvolvimento constante dos negociadores;
  • Priorizar abordagens amigáveis e humanizadas, para preservar o relacionamento entre as partes.

 

Conclusão

A recuperação de crédito eficiente contribui para a estabilidade do mercado. Empresas saudáveis financeiramente criam um ambiente econômico sólido, estimulando confiança e a sustentabilidade nos negócios.

Investir em estratégias eficientes colabora não apenas na recuperação de valores, como pode influenciar na redução da inadimplência e ainda melhorar a reputação da empresa no mercado.

Portanto, é indicado contar com assessoria especializada para assegurar uma boa assistência e resultados eficazes.

Há 40 anos no mercado de recuperação de crédito B2B, somos referência no Brasil e oferecemos tecnologia na cobrança de títulos, garantindo um alto índice de satisfação por parte dos nossos clientes.

Também contamos com uma metodologia exclusiva e um time de negociadores sêniores, altamente qualificados para reverter a inadimplência no menor tempo possível.

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