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5 dicas para evitar a inadimplência dos clientes

Em outubro de 2023, o Brasil registrou um recorde de empresas inadimplentes. Ao todo, foram 6,64 milhões de companhias com dívidas, segundo dados da Serasa Experian. A falta de pagamento em dia afeta a saúde financeira do credor e claro, gera inúmeros prejuízos também ao devedor. Por isso, fazer uma gestão focada em controlar esse problema tão comum, pode ser eficaz. Para te ajudar nesta jornada, apresentaremos neste artigo algumas dicas para evitar a inadimplência dos clientes e reduzir riscos.

Ações preventivas podem ser a solução mais eficiente em busca da redução das dívidas, gerando mais satisfação na relação e claro, estabilidade no negócio. Isso porque o alto volume de débitos pode causar impactos negativos em toda a operação. Adotar práticas e acompanhar esse cenário pode ajudar a mitigar danos e preservar a parceria.

O que é um cliente inadimplente?

O cliente inadimplente é aquele que contrata um serviço ou produto e não consegue cumprir o acordo financeiro nos prazos estabelecidos.
É importante ressaltar que a inadimplência pode ocorrer por vários fatores e nem sempre ela poderá ter recorrência. Casos pontuais como problemas financeiros, falha no sistema de pagamento e até mesmo insatisfação com o produto ou serviço são alguns dos motivos mais comuns.
Entender o histórico do cliente, a motivação para o atraso ou falta de compromisso, é uma ação que pode facilitar a negociação e acelerar a regularização.

Confira a seguir as 5 dicas para evitar a inadimplência nas empresas

Compartilhamos algumas dicas de como reduzir a inadimplência que incluem automação de processos até a forma de abordagem na negociação, confira!

Faça análise de crédito

Implemente um processo interno de análise detalhada de crédito, para avaliar a capacidade de pagamento e contexto histórico dos clientes, antes de fechar negócio ou oferecer crédito. Essa é uma etapa muito importante para conhecer o perfil financeiro do seu parceiro e assim, acordar uma proposta que esteja alinhada com a capacidade de pagamento.

Invista na automação de processos

Automatizar processos é uma premissa para empresas que buscam agilidade e redução de custos. A tecnologia é capaz de realizar tarefas complexas em poucos segundos, oferece dados que podem ser essenciais para construir análises e apoiar nas decisões estratégicas. Além de reduzir o tempo da equipe em atividades simples, pode contribuir em toda a jornada de cobrança, enviando lembretes aos clientes antes da data do vencimento, emitindo boletos de forma automática e mensagens de reforço de cobrança. Investir em soluções digitais também pode dar mais fôlego e sustentabilidade ao negócio.

Tenha uma régua de cobrança

A régua de cobrança é um modelo que define como a empresa deve proceder em situações de recuperação de créditos, a fim de cobrar todos os clientes da mesma forma. Ela garante uma padronização e profissionalismo, assim como evita que alguma informação seja esquecida ou não mencionada durante a abordagem.
A implementação exige um mapeamento de todos os processos de cobrança e alinhamento do tom de comunicação e os canais que serão utilizados. Sem dúvidas, ela é uma ferramenta para evitar a inadimplência.

Ofereça formas de pagamento flexíveis

Ampliar as possibilidades de pagamento pode atrair mais clientes, como também pode reduzir a inadimplência. Estar atento às mudanças econômicas e acompanhar os movimentos do mercado, para disponibilizar serviços novos, como o pagamento via Pix, por exemplo, também favorece para os usuários. Em serviços de assinatura, o pagamento por recorrência no cartão de crédito ajuda a evitar esquecimento. São facilidades que podem aumentar a satisfação dos clientes e melhorar a reputação da marca.

Seja amigável durante a negociação

A forma como você aborda seu cliente inadimplente pode influenciar no resultado. Por isso, a abordagem é tão importante, a fim de evitar indisposições e atritos na relação. Priorize um atendimento amigável, humano, próximo e cordial. Trate-o da mesma maneira que os demais, afinal, isso também impacta na imagem da marca e o ideal é que este cliente volte a ter crédito para realizar novas compras.

Cultive um bom relacionamento

Manter um bom relacionamento com o cliente desde o primeiro contato é um fator primordial para buscar resultados efetivos no momento da cobrança. Crie uma relação amigável, se mostre presente, envie comunicações e mostre-se disponível a todo momento. Isso poderá contribuir na construção de reputação de marca, como mencionamos acima e pode ser um fator-chave para evitar a inadimplência.

Conclusão

A inadimplência pode afetar a estrutura de uma empresa, gerando quebra de caixa, prejuízos financeiros e desaceleração no crescimento. Investir em estratégias e processos para manter os pagamentos em dia é um passo fundamental para as companhias se manterem sustentáveis.

Ainda assim, se todas essas dicas falharem e você precisar de ajuda para recuperar seus ativos financeiros em mãos de terceiros, a ABE está pronta para te atender. Estamos há 45 anos no mercado, atuando exclusivamente no segmento B2B, com profissionais especializados e apoiados por tecnologias, inovação, integridade e performance. Acesse nosso site e saiba mais.

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