Como a ABE investe na reeducação financeira de credores

24 de fevereiro de 2025
Imagem de um profissional lendo um ebook da ABE sobre reeducação financeira

A inadimplência empresarial tem sido um grande desafio para o setor econômico, impactando diretamente a saúde financeira dos negócios e sua capacidade de crescimento. Para contribuir com a mudança deste cenário, a ABE aposta na reeducação financeira.

Com o intuito de disseminar informação sobre boas práticas de finanças corporativas, foi desenvolvida a cartilha digital “Gestão Financeira Corporativa”. O material é voltado especificamente para empresas em processo de quitação de seus débitos.

Conforme o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, o ano de 2024 fechou com 6,9 milhões de empresas endividadas. E isso representa um aumento de 300 mil em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para se ter uma ideia, o montante equivale a 31,6% das empresas existentes no Brasil. Segundo o levantamento, dois setores foram mais representativos. O segmento de serviços correspondeu a 35,4% e o comércio, 35,4%.

O valor das dívidas atrasadas das organizações totalizou R$ 150,6 bilhões. Um montante significativo que deixa de circular na economia nacional.

Instabilidade econômica, aumento das taxas de juros, falta de organização financeira e planejamento podem ser fatores que contribuíram para essa realidade.

Por isso, a importância de investir em conhecimento e reorganizar as finanças. Com as estratégias adequadas, é possível retomar o crédito no mercado e evitar a reincidência na inadimplência.

Leia também: Como sair da inadimplência e recuperar as finanças

Cartilha de reeducação financeira para empresas que quitaram débitos

Há mais de 40 anos no mercado de recuperação de crédito B2B, a ABE constatou diferentes perfis e comportamentos de empresas inadimplentes.

O que elas tinham em comum? A necessidade de uma abordagem humanizada e compreensiva, para quitar os débitos conforme a sua capacidade.

A partir disso, surgiu a ideia de oferecer um apoio na jornada financeira das organizações que estão em processo de adimplência, por meio da cartilha.

O principal objetivo é proporcionar um caminho sólido para que essas empresas não somente quitem suas pendências, mas também adquiram conhecimentos essenciais sobre reeducação financeira, planejamento estratégico e boas práticas para evitar o retorno à inadimplência.

O material gratuito oferece informações fundamentais sobre gestão de fluxo de caixa, renegociação de dívidas, controle de despesas e a importância da educação financeira na sustentabilidade dos negócios.

Com essa iniciativa, a ABE busca transformar a relação das empresas com a gestão de caixa, possibilitando que voltem ao mercado consumidor com maior segurança e estabilidade.

Afinal, mais do que recuperar credibilidade, uma empresa adimplente movimenta a economia!

Qual é o papel da ABE neste processo?

Desde 1979 no mercado brasileiro, a ABE desempenha um papel fundamental no cenário da inadimplência, atuando como um elo entre credores e devedores para facilitar a regularização das dívidas e a reinserção das empresas no mercado financeiro.

Este trabalho vai além da simples cobrança de valores em aberto: ele abrange estratégias que promovem acordos sustentáveis e a conscientização financeira dos devedores, como negociação e mediação, análise e personalização das cobranças e conformidade com regulamentações.

Com o aumento da inadimplência, a atuação se torna ainda mais relevante, promovendo soluções eficazes para reduzir os índices de endividamento e recuperar a saúde financeira de empresas.

Como resultado, proporciona o fortalecimento do crédito e consumo. Afinal, organizações inadimplentes voltam a ter acesso a investimentos e financiamentos, estimulando o crescimento econômico.

A ABE acredita que a cada negociação bem-sucedida, além de resolver uma pendência, abre portas para um novo ciclo de prosperidade.

Se a sua empresa precisa de uma assessoria de recuperação de crédito para melhorar a saúde financeira, acesse nosso site e veja como podemos contribuir para a sustentabilidade do seu negócio.