Estratégias integradas na cobrança B2B potencializam resultados

14 de janeiro de 2025
estratégias integradas na cobrança B2B

Você sabia que o Brasil possui mais de 6,9 milhões de empresas inadimplentes? O dado, divulgado pelo Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, revela um cenário comum de muitas companhias brasileiras, que enfrentam dificuldades para quitar suas dívidas. Investir em estratégias integradas na cobrança B2B pode ajudar a recuperar ativos de maneira mais eficiente.

De pequenas empresas a grandes corporações, a inadimplência custa caro e implica em uma série de dificuldades.

Afeta o planejamento financeiro, compromete o fluxo de caixa e reduz a possibilidade de novos investimentos.

E o processo de cobrança corporativa é complexo e repleto de nuances legais. O que exige conhecimento técnico, legal, ferramentas e recursos adequados e claro, a habilidade de negociação para êxito e mitigar erros.

É por isso que quem investe em estratégias integradas na cobrança B2B aumenta as taxas de recuperação de ativos, reduzindo a inadimplência e abrindo portas para novas oportunidades de negócios.

Integração das estratégias de cobrança B2B

Ao longo dos últimos anos, as estratégias de cobrança sofreram transformações, impulsionadas principalmente pelo rápido avanço da tecnologia.

Com isso, a gestão da inadimplência se tornou mais sofisticada, com muito mais recursos e possibilidades, permitindo uma integração de estratégias de cobrança B2B focada em performance.

Esse modelo alia diferentes abordagens – como a cobrança presencial, o uso de negociadores online e o suporte de sistemas tecnológicos avançados – para otimizar resultados.

Cada recurso possui sua vantagem de acordo com a régua ou jornada de cobrança. Saber utilizá-los no momento adequado é o principal desafio.

Cobrança online

A transformação digital trouxe novas oportunidades para a cobrança.

Ter negociadores online utilizando canais como Whatsapp, por exemplo, oferece agilidade e flexibilidade, possibilitando a interação direta com clientes em horários mais convenientes e com menor custo operacional.

Outra grande vantagem desta modalidade é a produtividade.

Por meio de plataformas digitais, como chatbots em aplicativos de mensagens, é possível negociar em tempo real, mantendo a qualidade do atendimento e o foco na resolução de pendências.

Cobrança presencial

Em casos mais complexos, contar com uma cobrança física pode facilitar a negociação com o devedor.

A abordagem presencial demonstra comprometimento e seriedade, o que pode acelerar a recuperação de crédito.

Especialmente porque o contato direto permite a personalização das negociações, facilita a construção de confiança e oferece um ambiente propício para acordos vantajosos para ambas as partes.

A cobrança presencial é uma grande vantagem nas situações em que a tentativa de negociação online não foi efetiva ou não obteve retorno do inadimplente.

Sistema de automação e tecnologias

Outro grande avanço na gestão de cobrança é o uso de sistemas de automação que facilitam a rotina dos profissionais e claro, geram mais conveniência para o devedor negociar seus débitos.

Com eles, é possível eliminar tarefas manuais e repetitivas por automações ágeis, que ajudam a gerenciar todas as operações de cobrança, além de unificar informações, facilitar a análise de dados e permitir uma gestão muito mais poderosa.

O uso da inteligência artificial também vem ganhando força para potencializar resultados na cobrança B2B, aumentando a capacidade de personalização e análise preditiva.

A tecnologia de pagamento também é uma grande aliada. Ao oferecer sistemas e flexibilidade nas opções de pagamento, aumentam as chances de efetividade da negociação.

Exemplo disso é o uso do PIX, pagamento parcelado e uso de cartão de crédito para quitar as dívidas, que simplificam o processo e agilizam a negociação.

Benefícios da integração de estratégias na cobrança B2B

O segredo do sucesso na recuperação de crédito é entender que não há uma receita exata. Cada cliente é único e tem seus desafios, exigindo uma abordagem personalizada.

É por isso que a integração das estratégias na cobrança B2B é fundamental para alcançar resultados eficazes, criando um equilíbrio de ações de acordo com a necessidade.

A combinação dos artifícios pode gerar uma série de vantagens – tanto para a empresa que está em busca dos valores devidos, quanto para o devedor.

Entre os benefícios, destacam-se a eficácia da negociação combinada à agilidade. Quanto mais rápido o valor devido for pago, melhor.

A otimização do tempo, aumento da produtividade, assertividade nas abordagens e escalabilidade na cobrança são outros exemplos que reforçam a importância da integração de estratégias.

Juntas, elas potencializam os ganhos para a sua empresa e contribuem para nutrir e manter um bom relacionamento com o devedor, favorecendo novas relações comerciais e garantindo uma boa reputação da marca no mercado.

Ou seja, estratégias integradas são o caminho para uma cobrança B2B mais eficiente, moderna e orientada a resultados. Unindo o melhor de cada recurso, é possível aumentar a eficácia e reduzir a inadimplência.

Aqui na ABE, unimos tradição, inovação e novas tecnologias para uma negociação amigável e ágil. Há mais de 45 anos no mercado brasileiro, somos pioneiros na recuperação de crédito B2B.

Com uma metodologia exclusiva, nos destacamos pela efetividade, ética e transparência. Contamos com negociadores seniores, que atuam em todo o Brasil de forma online e presencial, além de usar a tecnologia como uma grande aliada em todo o processo.