A cobrança de dívidas é um processo complexo e delicado. Ao mesmo tempo, é uma atividade corriqueira nas empresas. Para ter sucesso na atividade, é essencial ter cuidado em cada detalhe. Neste artigo, apresentamos os 6 erros na recuperação de crédito para evitar ao cobrar clientes inadimplentes.
Uma cobrança assertiva é sinônimo de equilíbrio na gestão financeira. O alto índice de inadimplência acarreta em prejuízos financeiros, riscos para sustentabilidade do negócio e credibilidade no mercado.
Outro ponto extremamente relevante na recuperação de ativos é a boa relação com o cliente. Manter um bom relacionamento é sinônimo de profissionalismo e oportunidade para negócios futuros. E para isso, é fundamental evitar falhas.
Confira os 6 erros na recuperação de crédito
Não se preparar para a abordagem
Esse é um dos erros mais recorrentes na recuperação de crédito. Muitos profissionais não se preparam antes da abordagem, o que dificulta atingir o objetivo proposto. O resultado é uma comunicação ineficaz e mal direcionada.
Tenha um roteiro de cobrança, leia o histórico do cliente e as interações anteriores com a sua empresa. Essas informações vão ajudar a construir uma abordagem adequada e personalizada.
Isso também permite que o profissional ofereça soluções flexíveis e adaptadas para o devedor. Outro reflexo positivo de um preparo correto é a empatia, um dos fatores cruciais para uma negociação bem-sucedida.
Aguardar a data de vencimento para fazer contato
O tempo é um fator muito importante no fluxo de recuperação de crédito. Quanto mais ágil for a comunicação, maior a probabilidade do devedor se organizar para pagar a dívida.
O contato prévio permite que a empresa lembre o envolvido sobre a obrigação, evitando atrasos por esquecimento. A prática abre espaço para negociações antecipadas, o que pode facilitar a resolução do débito de forma prática. Também é uma ação preventiva que melhora as taxas de recuperação de crédito.
Não seguir a régua de cobrança
Outro item na lista de erros na recuperação de crédito é não seguir a régua de cobrança. Esse modelo é responsável por definir as políticas da empresa para rever ativos. O objetivo é cobrar todos os clientes da mesma forma, no sentido de padronizar o sistema.
Ou seja, estruturar as principais informações que devem ser seguidas durante o procedimento. Isso evita que alguma informação ou etapa seja esquecida.
Também garante um alinhamento de comunicação entre todos os profissionais que executam o trabalho, demonstrando profissionalismo por parte da instituição.
Tratar todos da mesma forma
Cada cliente tem uma situação única e tratar todos da mesma forma é um erro que prejudica o sucesso da cobrança.
Diferentes devedores possuem capacidades financeiras distintas e com isso, a abordagem genérica não promove uma sensibilização efetiva.
É preciso personalizar as estratégias de cobrança, de acordo com o cenário de cada um, para aumentar as chances de pagamento. E, ao mesmo tempo, demonstra respeito e compreensão por parte da empresa, melhorando a relação com o cliente.
Falta de metodologia
Entre os fatores que dificultam a recuperação de ativos nas empresas está a falta de metodologia.
Abordagens inconsistentes, alta taxa de inadimplência e dificuldade de atingir as metas são alguns dos efeitos.
Uma base clara e estruturada proporciona um caminho seguro para negociar débitos, melhora o laço comercial e evita riscos para a reputação da instituição.
Ter processos manuais
É fato, os processos manuais são suscetíveis a erros, lentidão e ineficiências que podem comprometer o sucesso da recuperação de crédito.
Com a automação de tarefas é mais fácil gerenciar um grande volume de dados e acompanhar cada caso com precisão. Evitando, assim, cobranças duplicadas, perda de informações importantes ou falha de comunicação com os devedores.
Investir em sistemas automatizados contribui de forma eficiente para maior controle e gestão de toda a operação. E claro, evita erros na recuperação de crédito.
Evite erros na recuperação de crédito
Você acabou de descobrir os 6 erros mais comuns na recuperação de crédito, que podem comprometer a eficácia da negociação de dívidas. Ao evitá-los, sua empresa poderá ter melhores índices de reversão da inadimplência e, ao mesmo tempo, manter um bom relacionamento com o cliente devedor.
No entanto, se precisar de apoio para realizar as cobranças, é importante contar com o apoio de especialistas.
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