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WhatsApp Business: o guia para o seu negócio

Mais de 120 milhões de pessoas usam o app no Brasil. O WhatsApp está instalado em 99% dos celulares do Brasil. 79% dos brasileiros usam o app como principal fonte de informação. 

O aplicativo acabou virando parte da nossa rotina diária e de todas as empresas e essa popularidade tornou o app um canal poderoso de vendas.

Apesar de ter se iniciado como um serviço de mensagens pessoais, seu potencial como ferramenta de negócios não pode passar despercebido. 

WhatsApp Business como ferramenta para negócios

Milhares de empresas já utilizam o WhatsApp como ferramenta de marketing e também para oferecer um melhor serviço aos seus clientes. Isso se deve ao imenso poder de aproximação entre o seu negócio e o público, além do so imediatismo.

Afinal de contas, este é um dos aplicativos que os usuários mais acessam ao longo do dia. 

Para usá-lo, basta ter um smartphone com conexão à Internet, o que define mais de um terço do nosso planeta. Por isso, não existe a possibilidade de não tirar proveito  (de uma forma ou de outra) para seu trabalho ou empreendimento.

Por que usar WhatsApp Business e não WhatsApp pessoal?

A versão Business da ferramenta oferece maiores vantagens em comparação com a de uso pessoal. Perfil empresarial = confiança

Todos confiamos mais em um potencial aliado quando ele projeta seriedade. E isso é justamente o que te oferece o WhatsApp Business.

Você pode incluir o seu nome, telefone, endereço e o site do seu negócio no perfil e utilizar seu logotipo como imagem. 

Vantagens dos termos e condições

Se você é uma das pouquíssimas pessoas que conferem os termos e condições das ferramentas digitais que utiliza, já percebeu que o WhatsApp pessoal proíbe expressamente as ações de marketing no chat. 

Ou seja: se você enviar um flyer com suas promoções para uma lista de transmissão ou para um grupo de clientes do seu negócio, corre o risco de ter a conta bloqueada ou até mesmo ser excluído do serviço.

Considerando que mais de 50 mil milhões de mensagens são enviadas diariamente nesta plataforma, você pode estar imaginando que alguma penalização é improvável. Engana-se!

A plataforma está constantemente monitorando tais atividades e revisando suas políticas de privacidade.

Portanto, por que não usar o app que foi desenhado especialmente para este tipo de ação, ainda mais sendo gratuito?

Mensagens de boas vindas, ausência e respostas rápidas

As mensagens automáticas do WhatsApp Business permitem enviar textos de boas vindas imediatas aos seus clientes quando eles te contatem pela primeira vez. E se o contato ocorrer fora do horário comercial, você pode informar que responderá em breve.

As respostas rápidas também te dão a possibilidade de mandar planilhas ou textos através de atalhos, evitando assim ter que escrever dez vezes por dia a mesma resposta para perguntas frequentes.

Por exemplo: você pode configurar para escrever “/ola” e todos os clientes verão “Olá! É um prazer lhe atender! Nossa equipe comercial fica à sua disposição”

Como usar WhatsApp Web no meu negócio?

WhatsApp Web é a versão do WhatsApp para PC que te permite visualizar a mesma interface que você já conhece no seu celular. Porém, contando com a comodidade da tela do seu computador, notebook ou tablet. 

Utilizar o teclado e os comandos do seu PC, acessar as pastas para enviar e receber arquivos, e poder ter outras janelas de navegação abertas de forma simultânea… Tudo isso agiliza os tempos de comunicação e resposta.

Usar WhatsApp Online é muito simples. Você só precisará ter o app instalado e funcionando no seu celular. Também é preciso contar com uma boa conexão à Internet (tanto no celular como no PC) e seguir os seguintes passos:

  • Abrir  a seguinte URL no seu navegador: https://web.whatsapp.com. Um código QR irá aparecer.
  • No seu celular, clicar no menu superior direito (aqueles três pontinhos). Selecione a opção “WhatsApp Web”.
  • Leia o código QR com seu celular e, imediatamente, você poderá ver como a interface do aplicativo aparece na tela do seu navegador.

As vantagens de usar WhatsApp no seu computador são:

  • A comunicação é mais rápida;
  • Concentrar suas ferramentas de trabalho em um só lugar;
  • Ter acesso imediato aos seus arquivos;
  • Configurar a app sem precisar de um celular.

Porém, também existem algumas desvantagens que vale a pena mencionar. Basicamente, elas se resumem a não poder administrar os contatos a partir da interface do computador, além de não contar com os serviços de chamadas de voz e vídeo chat. Mas sim é possível gravar e enviar áudios.

Para que posso usar WhatsApp Web em uma empresa?

Trata-se de uma ferramenta bastante versátil que pode ser utilizada com as seguintes finalidades:

  • Atenção e serviço ao cliente: abre um canal de comunicação efetiva e imediata, no qual também é possível enviar e receber imagens, capturas de tela, infográficos, comprovantes, etc.
  • Marketing: você pode informar seus clientes e prospects sobre suas promoções, ofertas, eventos, notícias e novos conteúdos. Além disso, serve como uma ferramenta de captação de leads para incrementar suas vendas.
  • Pedidos e reservas: está comprovado que a maioria dos usuários do WhatsApp prefere realizar pedidos e reservas através deste meio, utilizando principalmente uma ligação, pois as mensagens deixam um registro confiável ao qual se pode dar melhor seguimento.
  • Comunicação interna: WhatsApp serve para coordenar equipes de trabalho internas e externas, já que possui cobertura em quase todo o mundo. Entre outras coisas, permite fazer ligações com baixo custo e comprovar a localização dos seus colaboradores.

Se você decidir utilizar o WhatsApp Web Chat como ferramenta de trabalho, estabeleça sempre um guia de comportamento e linguagem interna e de comunicação com o cliente. Também capacite seus usuários para um uso correto do aplicativo e evite usar números de telefone pessoais.

Erros frequentes ao usar WhatsApp como ferramenta empresarial

Finalmente, queremos compartilhar com você os seis erros mais frequentes no uso do WhatsApp para fins comerciais ou profissionais. Não deixe que esses erros coloquem em risco a imagem profissional do seu negócio:

  • Saturar seus clientes e prospects com publicidade invasiva e spam;
  • Não ter um calendário nem uma frequência determinada para enviar promoções e notícias
  • Não enviar mensagens fora do horário comercial.
  • Contatar desconhecidos ou comprar listas de contatos ao invés de gerar seus próprios leads;
  • Utilizar seu número pessoal e não usar uma imagem que identifique seu negócio.

Resumindo: o WhatsApp é uma excelente ferramenta comercial quando aprendemos a utilizá-la com esta finalidade. É efetivo, imediato e talvez o mais importante: É GRÁTIS!

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