Para muitas empresas, o final de ano representa um período de maior atenção. Isso porque é comum dobrar o volume de compras para abastecer o estoque e com isso gerar mais vendas. Toda essa demanda é gerada com a intenção de poder atender consumidores ávidos por compras.
Por isso, fazer a gestão correta do crédito e cobrança neste período ajudará o empreendedor a iniciar um ano novo mais tranquilo.
Pensando nisso, nós da ABE selecionamos 5 dicas para ajudá-lo a receber todos os seus pagamentos em dia após as vendas do final de ano
1. Planeje com antecedência
Algumas empresas param seus expedientes na semana entre o Natal e o Ano Novo ou ainda nos primeiros dias de Janeiro.
Isso é mais comum em certos setores e o planejamento em torno disso pode garantir que a sua empresa não corra riscos de ter seus pagamentos atrasados.
Certifique-se sobre estas datas e horários para garantir uma cobrança eficiente.
Além disso, evite acumular um alto volume de faturas a serem pagas em um feriado bancário, pois isso pode causar atrasos.
Se você tiver pagamentos que vencem durante os períodos de recesso ou fechamento, o melhor a ser feito é negociar datas de pagamento antecipadas ou oferecer descontos de liquidação antecipada para encorajar o pagamento antecipado.
Também é importante planejar e orçar suas próprias despesas ao longo deste período.
2. Faça no tempo certo!
Isso é particularmente importante durante o final do ano ou ainda no período em que muitas empresas estão de férias coletivas.
Certifique-se de faturar com rapidez e precisão assim que entregar o produto ou serviço.
Inclusive este é o momento perfeito para perguntar ao seu cliente quando ele está saindo de férias ou em qual período o escritório estará fechado para que você possa tomar as providências alternativas para o pagamento.
Quaisquer atrasos ou erros que você cometer no faturamento podem dar ao seu cliente motivos de desculpas para atrasar o pagamento.
3. Seja persistente
É importante ser persistente para permanecer na frente da fila de pagamentos, especialmente durante o período de Natal, onde os recursos de seus clientes podem ser ainda mais sobrecarregados.
Mantenha contato regular por telefone e e-mail.
Dê uma olhada em nosso cronograma de recebimento para obter um guia prático de como você deve manter contato ao buscar o pagamento.
Se você fizer isso bem, muitas vezes o cliente pagará a fatura por nenhum outro motivo a não ser para parar de receber suas ligações e lembretes.
4. Não fique esperando!
Não espere para cobrar! Se você esperar seus devedores terão outras pressões e você poderá cair no fim da fila para receber o pagamento.
Terceirizar a dívida para uma empresa especializada em recuperação de crédito pode ajudar bastante pois haverá uma equipe focada neste assunto por você, trabalhando de forma profissional.
Sem contar que a terceirização da recuperação de dívidas pode ajudar quando seus próprios recursos internos estão sobrecarregados.
5. Aja de forma estratégica
O começo do ano é sempre um ótimo momento para refletir sobre o seu trabalho nos últimos 12 meses e ver o que você poderia ter feito melhor.
Faça o seu planejamento anual e revise seu desempenho. Temos certeza de que haverá espaços para melhorias.
Se você tiver clientes inadimplentes, podemos ajudar.
Estamos no mercado há mais de 40 anos e nossos Clientes confiam em nossa Empresa para cumprir suas obrigações. Ao longo dos anos percebemos que quanto mais forte for esse vínculo de confiança.
Se a inadimplência é recorrente na sua Empresa e os índices de recuperação estão aquém do desejado, fale com a ABE e descubra como é simples é possível recuperar o seu capital.
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