Diante de cenários cada vez mais competitivos, adotar a tecnologia na recuperação de crédito tem sido uma estratégia importante para as empresas que buscam mais agilidade e resultados eficazes.
De acordo com o Serasa, cerca de 6,7 milhões de empresas estão endividadas no Brasil, 300 mil a mais que no mesmo período do ano anterior. Por isso, investir em soluções inovadoras para negociação de dívidas e recuperação de ativos, tem sido um desafio para milhares de companhias, que buscam manter a saúde financeira do negócio.
Felizmente, a tecnologia surge como uma grande aliada no serviço de recuperação de crédito, apresentando inúmeras vantagens para as empresas que oferecem a solução, como para os negócios que precisam de apoio.
Mil e uma possibilidades da tecnologia na recuperação de crédito
O processo de recuperação de dívidas empresariais é complexo e delicado. Exige abordagens e metodologias exclusivas, além de muito conhecimento jurídico, para que tudo seja feito dentro das legislações vigentes. E neste sentido, a transformação digital vem evoluindo muito, proporcionando avanços no método de trabalho e resultados ainda mais promissores para todas as partes envolvidas.
Um dos principais benefícios do uso da tecnologia na cobrança e recuperação de crédito, é a alta capacidade de fazer análises rápidas, economizando recursos e tempo. Com o uso de sistemas avançados, é possível acessar diferentes fontes de dados, cruzar informações e obter dados mais concisos para uma consulta de perfil ou análise de capacidade de pagamento, por exemplo.
O mesmo vale também, por exemplo, para agilizar a busca da localização de um inadimplente. Enquanto o trabalho manual, feito por profissionais, pode levar dias para encontrar endereços, um software inteligente pode fazer isso em poucos minutos.
O rastreamento de ativos também pode ser muito mais rápido e completo com o uso das ferramentas corretas, evitando fraudes ou tentativas de ocultação, garantindo mais proteção para o credor nos processos.
Outra vantagem da tecnologia na recuperação de crédito é a otimização das etapas de trabalho e acompanhamento completo de forma online. Muitas empresas, como a ABE, já atuam com plataformas digitais que permitem realizar diversas atividades de forma online e eficiente, com automação de processos.
Além, é claro, de realizar negociações mais rápidas e oferecer flexibilidade nas formas de pagamento, com adoção de meios digitais, como o PIX ou sites para acordo digital. E quando há a necessidade de fazer uma cobrança no formato presencial, tudo é registrado no sistema, integrando tudo em um único lugar.
Sem falar na comodidade e segurança. O cliente pode acompanhar o andamento de cada negociação na plataforma, conferir os principais indicadores, saldo e solicitar relatórios mais completos a qualquer momento, de qualquer lugar.
Com o grande volume de informações geradas, a tecnologia também se diferencia por oferecer modelos de análises de dados cada vez mais completos, permitindo aos gestores identificarem gaps, oportunidades de melhorias e apoiando tomadas de decisões muito mais assertivas.
Muito além de trazer mais celeridade no processo de recuperação de créditos, a tecnologia também contribui na melhoria da relação entre credor e devedor, mediada por boas empresas de recuperação de créditos.
Com técnicas mais avançadas e automação de processos, é possível realizar negociações mais eficazes, preservando a relação comercial entre as partes e, ao mesmo tempo, oferecendo mais sustentabilidade para os negócios.
Pioneirismo e inovação na recuperação de crédito
Comprometida em transformar o setor de recuperação de crédito B2B, a ABE uniu o pioneirismo de mais de 45 anos no mercado brasileiro, com a adoção de tecnologias avançadas como suporte na recuperação de ativos.
Com uma metodologia exclusiva, atua de forma ágil e eficiente, reduzindo o tempo de negociação e preservando a relação entre credor e devedor. Todos os processos e indicadores podem ser acompanhados de forma on-line pelo cliente, em uma plataforma exclusiva e segura. Acesse o site e saiba mais!