Empresas que investem em recuperação de crédito B2B transformam desafios financeiros em oportunidades. Essa prática é essencial para uma gestão eficiente do fluxo de caixa, por reduzir a inadimplência, recuperar ativos e fortalecer a saúde financeira do negócio.
Somente no Brasil, são cerca de 7,2 milhões de companhias inadimplentes. O valor total das dívidas chega a R$ 164 bilhões. Um montante parado, que deixa de circular na economia e não chega ao caixa das organizações.
Neste artigo, vamos explorar como uma abordagem bem estruturada de recuperação de crédito pode contribuir diretamente para o sucesso financeiro das empresas de todos os portes.
O que é recuperação de crédito B2B?
A recuperação de crédito B2B é um processo de cobrança de dívidas entre empresas. Ou seja, quando uma instituição busca receber valores em atraso de outra organização, referente a produtos ou serviços prestados.
Diferente da cobrança B2C – feita diretamente ao consumidor final, essa modalidade é mais complexa. Isso porque envolve contratos comerciais, volumes financeiros maiores e questões jurídicas e o relacionamento entre as partes.
Geralmente, o processo é feito por empresas especializadas ou, em alguns casos, pelo setor financeiro das organizações. A organização interessada envia a carteira de clientes inadimplentes e a responsável inicia a estratégia de cobrança.
Como funciona o processo de recuperação de crédito B2B?
Geralmente, o processo de recuperação de crédito B2B é feito por empresas especializadas ou, em alguns casos, pelo setor financeiro das organizações.
A organização interessada envia a carteira de clientes inadimplentes e a responsável inicia a estratégia de cobrança.
Existem diversas metodologias e ferramentas no mercado para a gestão de inadimplência empresarial.
Elas podem variar conforme o perfil do cliente, o valor da dívida e a sistemática de quem executa. No entanto, existem passos essenciais que qualquer especialista adota em uma negociação corporativa.
A seguir, apresentamos as principais etapas do processo de recuperação de crédito B2B.
Análise da carteira de clientes
O primeiro passo para uma gestão de cobrança eficiente é analisar a carteira de clientes. Nesta etapa, a empresa analisa o perfil de inadimplentes, segmenta por comportamentos em comum – como o valor devido, tempo de atraso, porte da empresa e outros critérios – e define as prioridades.
Negociação e acordos de pagamento
A segunda etapa é o contato com os devedores. Especialistas em negociação buscam dialogar com o inadimplente e construir as ofertas mais adequadas para atender ambas as partes. Propostas de parcelamento, flexibilidade de pagamento e descontos são alguns dos recursos utilizados nesta fase. O principal objetivo é realizar um acordo, com equilíbrio financeiro para a empresa credora e a capacidade de pagamento para a empresa devedora.
Monitoramento pós-negociação
Após formalizar o acordo, é necessário acompanhar o cumprimento dos prazos e valores combinados na negociação. O monitoramento garante que os pagamentos sejam feitos como previsto e permite rápida ação em caso de atrasos.
Encaminhamento jurídico
Nos casos onde não há êxito nas tentativas de negociação, é necessário fazer um encaminhamento jurídico. Isso quer dizer que a empresa credora pode cobrar, judicialmente, o inadimplente. A partir da ativação legal, é necessário aguardar os trâmites e decisões judiciais.
É importante lembrar que muito mais que um sistema de cobrança, é preciso haver uma estratégia inteligente para obter resultados.
A partir de uma combinação de recursos e abordagens adequadas, é possível fazer uma boa negociação de dívidas e preservar o relacionamento comercial entre as partes.
Alguns exemplos tradicionais incluídos na cobrança envolvem ligações, envio de SMS, e-mail marketing e mensagens instantâneas. E algumas empresas, como a ABE Assessoria, incluem a visita de negociadores presenciais em casos necessários.
Benefícios da recuperação de crédito para empresas
A gestão de recuperação de crédito B2B pode trazer benefícios tangíveis para o negócio.
Além de recuperar valores atrasados, ela é uma ação necessária para manter a sustentabilidade das finanças e garantir que recursos não fiquem imobilizados por muito tempo.
Melhoria do fluxo de caixa
Dívidas são geralmente consideradas ativos irrecuperáveis. No entanto, quando há um trabalho eficiente na recuperação de crédito B2B, o impacto é percebido no fluxo de caixa, garantindo mais liquidez. Também permite que gestores realoquem recursos, que podem ser direcionados para investimentos estratégicos.
Preservação do relacionamento comercial
Profissionais que não atuam de forma responsável, visam somente a quitação dos débitos, muitas vezes desgastando a relação entre as partes envolvidas. Tão importante quanto receber os valores, é manter o bom relacionamento entre as partes. Afinal, a inadimplência é uma situação temporária. A partir do momento que a empresa se torna adimplente, ela pode voltar a fazer negócios e neste sentido, conquistar a fidelidade no seu negócio é fundamental. Garantir respeito, negociações amigáveis e transparência é uma premissa de profissionais que atuam pautados pela ética.
Soluções personalizadas para cada situação
A abordagem humana e compreensiva é uma das ferramentas mais eficazes durante a negociação. Ao analisar o perfil do inadimplente e oferecer opções adequadas à sua capacidade de pagamento, maior a probabilidade de obter êxito em um acordo. Outro benefício é a reputação da marca. A satisfação dos seus clientes influencia na lealdade, aumentando a possibilidade de voltar a fazer negócio e recomendá-la a outras pessoas.
Tecnologia e inovação na recuperação de crédito
Investir em tecnologia na recuperação de crédito B2B gera resultados diretos para o negócio. Com as ferramentas adequadas, é viável automatizar processos, realizar análises preditivas e acompanhar indicadores-chave com maior precisão. Com mais agilidade nas operações, é possível aumentar a produtividade e conduzir negociações assertivas, baseadas em dados. Na ABE, por exemplo, unimos atendimento personalizado e tecnologia para oferecer as melhores soluções em negociações, alcançando acordos eficazes no menor tempo.
Educação financeira para clientes
Atuar de forma preventiva também é uma estratégia eficaz para evitar novos episódios de inadimplência. Promover a educação financeira é uma maneira de conscientizar seus clientes sobre a importância do planejamento e atuar como parceiro nesta jornada. Aqui na ABE, para apoiar os clientes na jornada financeira, a fim de ajudar a reorganizar as finanças e evitar a reincidência, elaboramos uma cartilha gratuita.
Conclusão
A recuperação de crédito B2B, quando executada de forma estratégica e ética, transcende a simples função de cobrança para se tornar um diferencial competitivo significativo.
Empresas que conseguem equilibrar a necessidade de recebimento com a manutenção de relacionamentos comerciais saudáveis, melhoram seus indicadores financeiros imediatos e também constroem as bases para um crescimento sustentável no longo prazo.
Em um mercado onde a liquidez e a capacidade de investimento são urgentes, transformar a recuperação de crédito em um processo eficiente e humanizado representa uma decisão importante para o sucesso financeiro e a longevidade dos negócios.
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Desde 1979, somos pioneiros em assessoria de cobrança B2B no Brasil, trabalhando apenas com negociadores seniores, unindo tradição, inovação e tecnologia para gerar resultados para nossos clientes.