A rápida evolução da tecnologia está promovendo impactos em diversos segmentos. Exemplo disso é o crescimento do uso da inteligência artificial no setor financeiro, promovendo inovação e modernização.
É o que aponta um levantamento feito pela PwC com CEOs do mercado financeiro, onde 74% dos entrevistados afirmaram que a IA generativa vai melhorar a qualidade dos produtos e serviços nos próximos 12 meses.
Além disso, 63% dos CEOs respondentes acreditam que a inteligência artificial irá aumentar a capacidade de criar confiança com os stakeholders e 71% espera um aumento na lucratividade com a implementação da tecnologia.
Um estudo publicado na Revista GV Executivo revela como a IA vem sendo usada no mundo das finanças, facilitando a tomada de decisão de investidores.
Nas estratégias de investimento, o destaque é para negociação algorítmica (algorithmic trading). Ela usa algoritmos para fazer transações financeiras de forma automática, levando em consideração dados do mercado em tempo real, garantindo que as operações sejam feitas em segundos.
Outros usos da inteligência artificial no setor financeiro e investimento apontado é na avaliação de riscos de finanças corporativas, análise de notícias e sentimentos para prever impactos na economia, alocação de capital e fusões e aquisições.
Instituições financeiras e fintechs já estão explorando a IA para além da segurança cibernética. O uso de assistentes e consultores virtuais já são uma realidade para o atendimento ao cliente em muitas organizações.
Além de oferecer personalização com base no histórico de dados do consumidor, a tecnologia é capaz de realizar atendimentos simultâneos, aumentando a produtividade. E ainda garantir uma conversa empática e semelhante a um ser humano.
A IA também pode ser aplicada em operações mais avançadas, proporcionando uma revolução na forma de trabalho e uso da tecnologia.
Por que a inteligência artificial no setor financeiro veio para ficar
Essa visão otimista indica um caminho promissor para o uso da IA, que promete impulsionar as operações relacionadas às finanças.
Isso porque a inteligência artificial generativa apresenta uma série de vantagens que podem ser aplicadas aos negócios.
Ela tem a habilidade de processar informações muito mais rápido do que uma pessoa , podendo analisar milhares de dados em poucos segundos e gerar insights valiosos em tempo real. Essas informações poderão guiar negociações, gerenciamento de risco e grandes decisões.
Além disso, a inteligência artificial já é amplamente utilizada para automatizar processos, realizar análises preditivas e até atender clientes de forma semelhante a um humano. Não é por acaso que essa tecnologia se destaca como um divisor de águas no mercado.
É possível melhorar a eficiência, mitigar erros, aumentar a produtividade e qualificar a experiência do cliente de forma personalizada. E tudo isso em grande escala.
No entanto, essas transformações também impactam no planejamento do negócio.
Com a implementação complexa da inteligência artificial, há uma necessidade de uma revisão nos papeis das lideranças.
Se hoje ocupam um papel muitas vezes operacional, passarão a ter uma função muito mais estratégica e supervisional da IA, para analisar dados e tomar decisões assertivas.
É por isso que a capacidade analítica, pensamento crítico e o desenvolvimento contínuo de habilidades sobre inteligência artificial serão fundamentais.
Além disso, os profissionais precisam desenvolver competências relacionadas à inteligência artificial, tais como aprendizado sobre conceitos e tecnologias de IA, capacidade de adaptação às mudanças, resolução de problemas com ferramentas de IA e análise de dados.
Cada vez mais, essas habilidades serão um requisito decisivo para garantir vantagem competitiva e relevância.
Portanto, as tendências indicam que os trabalhadores precisarão se adaptar às novas tecnologias para trabalhar em conjunto com máquinas para gerar mais resultados.
Conclusão
De forma geral, a IA permite o desenvolvimento de estratégias automatizadas. Isso significa que algumas tarefas operacionais poderão ser feitas em menos tempo e os profissionais poderão focar em atividades que exigem mais criatividade e tomada de decisões estratégicas.
Ou seja, os recursos humanos poderão atuar em tarefas de maior valor agregado, como a inovação e a personalização de serviços, resultando em uma operação mais ágil e eficaz.
A integração da inteligência artificial no setor financeiro vai além de uma tendência. É uma verdadeira transformação que redefine padrões e cria novas oportunidades. Empresas que investirem nessa tecnologia podem se posicionar como líderes no mercado, oferecendo serviços mais eficientes, seguros e personalizados.