A importância do fluxo de caixa para a saúde financeira da empresa

9 de abril de 2024
importância do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos pilares da gestão financeira de qualquer empresa. Muitas vezes, o segredo de um negócio promissor, está na capacidade de ter um bom controle das finanças, analisando tudo o que entra e sai da empresa.

E a saúde de qualquer empresa está diretamente ligada às suas finanças. A falta de controle do dinheiro, má organização e ausência de procedimentos, impacta em uma equipe mal direcionada, não cumprimento de metas e, nos casos mais graves, crescimento do endividamento.

O que é um fluxo de caixa?

Muito popular no mundo dos negócios – dos pequenos aos grandes -, o fluxo de caixa é uma ferramenta de controle e administração financeira, que permite analisar a movimentação por meio das entradas (receita) e saídas (despesas) realizadas em um determinado período.

Embora seja um recurso relativamente simples, levando em consideração as diferentes operações financeiras existentes no mercado, ele ainda é muito utilizado graças ao seu poder de apresentar de forma rápida, o panorama das finanças.

Afinal, qual é a importância do fluxo de caixa?

Entender a situação financeira do negócio permite tomar decisões mais assertivas e conectadas com a realidade. Outro fator crucial é a possibilidade de ter uma noção clara da reserva disponível. Uma pesquisa feita pelo Sebrae, apontou que 20% das empresas brasileiras fecham por falta de capital.

Empreender já é um desafio, especialmente no Brasil, uma realidade com alta carga tributária, burocracia e limitações que existem em cada negócio. Por isso, entender a realidade e buscar a sustentabilidade da empresa exige uma análise detalhada e uma governança financeira.

Além disso, o fluxo de caixa também se mostra importante para a definição de alocação de recursos e otimização. Ele também é um indicador fundamental da capacidade de cumprir com compromissos financeiros no curto, médio e longo prazo. A partir dele, a empresa tem a condição de renegociar pagamentos ou tentar antecipar receitas para evitar a inadimplência.

Um levantamento feito pelo Serasa Experian, revelou que 6,6 milhões de empresas fecharam o ano no vermelho em 2023. O total de dívidas no período foi de R$126,1 bilhões.

Esse reflexo também pode ser percebido de outras formas, como:

  • Finanças precárias
  • Endividamento descontrolado
  • Perda de credibilidade com investidores
  • Má reputação no mercado
  • Insatisfação dos funcionários

Por isso, fazer uma gestão financeira sustentável é crucial para a empresa em todos os sentidos, afinal, o impacto negativo pode ser avassalador. 

Por outro lado, quando há um acompanhamento e manutenção de um fluxo de caixa efetivo, são percebidas diversas vantagens que possibilitam ter uma previsão real das finanças e, com isso, realizar investimentos necessários, se antecipar a crises, se adaptar aos cenários econômicos incertos e fazer mudanças estratégicas no tempo ideal.

Benefícios de uma boa gestão do fluxo de caixa

 

  • Visão atualizada da liquidez financeira
  • Antecipação de desafios 
  • Otimização do planejamento financeiro
  • Vantagem para negociação com fornecedores e parceiros
  • Tomadas de decisões assertivas
  • Prevenção do endividamento

Ou seja, ele é um importante indicador da eficiência financeira de uma empresa. Não por acaso, companhias que compreendem e valorizam a relevância dele, gerenciam suas finanças de forma responsável, eficiente e garantem uma base sólida para o crescimento.

Invista na governança financeira da sua empresa e evite riscos. Aqui na ABE, incentivamos cotidianamente nossos parceiros a buscarem soluções ágeis e eficientes que reduzam a inadimplência com boas práticas de gestão financeira. Acesse nosso site e saiba mais.